Leitura recomendada: Memórias de Jigoro Kano – Brian Watson

Na verdade, indispensável pra todo judoca. Este livro detalha muita coisa sobre o Mestre Kano que não se encontra nos wikis da internet. Muito conteúdo que o próprio Kano comenta sobre sua vida, as dificuldades que passou ao aprender o jujutsu, fundar o Kodokan, conciliar o judô e o trabalho como professor de Universidade.

Nos revela também o apreço que ele tinha com os katás e um certo receio do que aconteceria se o judô se transformasse num esporte extremamente competitivo, e temia que ele perdesse sua essência.. Do judô como um caminho, como estilo de vida.

Fora dos tatames, Kano prezava por educação e por uma moral elevada. Tinha em mente que todo judoca deveria treinar para conquistar a excelência nestes aspectos.. o esporte e a competição em si são meros detalhes.

Enfim, uma leitura curta mas excepcional, com altas doses do típico conservadorismo japonês que, acredito eu, foi o que levou esta pequena nação a ser a potência que é hoje.

Comentários

2 thoughts on “Leitura recomendada: Memórias de Jigoro Kano – Brian Watson

  1. Fico muito agradecido pelas dicas, principalmente por eu estar me formando Shodan nesse final de mês e estes exemplos servirão para eu dar minhas com mais excelência.
    Um grande abraço….

    1. Então fique ligado no blog Rogério. No fim deste mês também farei exame para Shodan e até lá devo postar algo sobre os preparativos, treinos, etc!
      Obrigado por comentar! Até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *