Ao vencer uma competição, comemore! Mas volte a treinar logo que puder.

Esta semana um amigo me enviou um vídeo da atual dupla campeã mundial de Nage no Kata treinando. Michito Sakamoto e Takayuki Yokoyama não são só os atuais campeões, como também já o foram mais umas três vezes. O que se vê no vídeo é que nem por isso, a seriedade no treino, o foco e a humildade pra receber as orientações do sensei são abandonadas.

Segue aqui o vídeo. Veja aos 7:40, depois de uma linda apresentação como esta, os dois se sentarem em seizá, em silêncio para ouvir as observações do sensei:

Quem me acompanha no blog sabe que também sou muito fã do sensei Katsuhiko Kashiwazaki, e é dele uma frase que considero muito importante para esta situação:

“Quando você ganhar um campeonato, aproveite, comemore! Sinta o prazer de ser campeão por um dia. Mas não mais do que um dia.”

A euforia de vencer uma competição importante, daquelas que a gente se prepara durante meses, ou até anos, com certeza é um sentimento natural e benéfico. A sensação de subir no pódio, de que tudo valeu a pena, de dever cumprido, realmente não tem preço. Imagine sentir tudo isso do alto de um pódio de uma competição mundial, imagine só o pódio de uma olimpíada! Deve ser algo maravilhoso.

Aproveite tudo isso sim! Receba os parabéns de quem apreciou o seu trabalho.. Poste as fotos no Facebook.. comemore! Claro que tudo isso deve ser aproveitado, afinal é um momento único!

Porém, acredito que a manutenção da oportunidade de você voltar a subir neste pódio, depende de não deixar este sentimento se transformar em soberba. Aquele outro sentimento que faz você pensar que agora é invencível. Que faz você pensar que não precisa mais treinar O Soto Gari ou ensinar uma cambalhota para um faixa branca.

Sempre que algo assim se apoderar de suas emoções, pense que por muito pouco aquele resultado poderia ter sido diferente. Uma simples dor de barriga à noite poderia ter mudado tudo. Uma chave montada de outra forma poderia ter dado outro resultado. Pense nisso. Assumir a realidade de que você não será campeão para sempre torna você mais apto a continuar sendo campeão do que achar que é invencível.

As competições de 2016 logo mais estão começando. Portanto ao vencê-las, comemore, sinta-se campeão, e volte a treinar sério logo que puder. 😉

O Judoca agradece sua visita e espera que tenha gostado. Clique em “Seguir” logo abaixo, deixe seu comentário,  e siga também no Facebook e Twitter! 😉

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *