Zanshin – A importância de estar sempre alerta no treino e fora dele

Gosto de um ditado japonês que diz: “Quando vencer a batalha, aperte seu capacete.” Nada mais poderia resumir Zanshin de uma forma tão simples quanto este ditado. O ato de permanecer alerta, mesmo quando seria óbvio relaxar e descansar.

Zanshin significa “mente contínua” e se refere a um estado de constante atenção. Na prática, em várias artes marciais o zanshin é caracterizado como a postura corporal antes e depois de executada uma técnica. É um termo muito utilizado no Karatê, Kyudô, Kendô e Aikidô. Por exemplo, no Karatê, se considera importantíssimo manter a postura firme por pelo menos alguns segundos após terminar um katá. No Kyudô (tiro com arco e flecha japonês), zanshin se mostra mantendo a postura após o tiro.. Não se deve atirar e relaxar.

kyudo
Meninas treinando Kyudô.

No judô, zanshin não é um termo cotidiano, mas nem por isso é inexistente. Aprendemos que quando se joga um parceiro, não se pode soltar a sua manga, é preciso manter a postura por um tempo após a queda. Isso além de demonstrar cuidado com a integridade física do parceiro, também demonstra o controle sobre a execução. Durante um shiai, depois de um belo golpe, é prudente manter o alerta e continuar a luta mesmo depois de ouvir o árbitro dar Ippon, para não perder a oportunidade caso seja retirado o Ippon por um Waza-Ari. Isto é Zanshin.

Mesmo não sendo muito comentado, é importante trazermos cada vez mais este costume para nossos dojôs, para que se torne um hábito também fora dele. É importante que os alunos saibam porque manter a postura, porque não ficar conversando no treino enquanto outros alunos lutam, porque focar-se totalmente enquanto pratica uchikomis, etc.

A “mente contínua” é extremamente necessária em nosso dia a dia, no trabalho, nos estudos, nos cuidados com a casa, com os filhos. Uma mente que baixa a guarda e se dispersa facilmente dá brecha para a insegurança e a baixa produtividade. Ela também é necessária para que você esteja preparado em uma situação de risco real, contra um agressor. Todo budoka (artista marcial) precisa estar preparado para reagir rapidamente em sua própria defesa ou defesa de outro contra um agressor mal intencionado.

Enfim, zanshin é um termo que se funde e se confunde com fudoshin e mushin. Estes são outros estados mentais que juntos formam a “mente forte” do guerreiro samurai. Falaremos sobre isso nos próximos posts ok? Então… Fique atento. 😉

O Judoca agradece sua visita e espera que tenha gostado. Clique em “Seguir” para ser avisado quando sair post novo e siga também no Facebook e Twitter! 😉

Comentários

One thought on “Zanshin – A importância de estar sempre alerta no treino e fora dele

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *