8 belos Ippons que hoje seriam Hansokumakes (GIFs)

Desde que o judô se tornou um esporte com um sistema de regras e pontuações, suas normas de combate vem sendo modificadas visando principalmente maior segurança para os atletas e mais combatividade nas lutas. Sempre houve também influência da TV para que as lutas se tornassem mais plásticas e de fácil compreensão para o público leigo. Por conta disso, essas revisões acabaram retirando algumas técnicas tradicionais das competições oficiais, principalmente técnicas que envolviam pegadas nas pernas para execução da projeção.

Selecionei pra vocês então alguns belos ippons (ou quase ippons) de um tempo mais antigo, e nem tão antigo, de quando estes golpes eram permitidos. Vamos lá:

1 – Começando com esse belo kawazu-gake…

Animated GIF  - Find & Share on GIPHY

O kawazu-gake consiste em trançar a perna do tori na perna do ukê e com um movimento de alavanca levantá-la lançando ukê de costas ao solo. É classificado como yoko-sutemi-waza. No GIF se notarmos, podemos ver a perna do atleta de azul trançando para puxar o branco e executar a projeção.

2 – Esse kata-guruma absolutamente insano

Animated GIF  - Find & Share on GIPHY

Esse chega ser engraçado!
Imagine que o cara de amarelo sentado é um juiz e que eles estão fazendo um katá inventado por eles mesmos. Deve ter dado nota 10! 😂😂😂
Brincadeiras à parte, uma projeção muito perigosa…O mais prudente foi o atleta de azul que não resistiu e evitou assim ferimentos que poderiam ter sido graves!

3 –  Esse outro kata-guruma caindo para trás

Animated GIF  - Find & Share on GIPHY

Houve um tempo em que, apesar de a projeção do kata-guruma ser permitida, executá-la caindo para trás dessa forma era hansokumake.

4 – Mais um kata-guruma, porém esse absolutamente perfeito

Animated GIF  - Find & Share on GIPHY
👏👏👏👏👏

5 – Um Te-Guruma muito bem executado

Animated GIF  - Find & Share on GIPHY

O te-guruma ou sukui-nage já é uma técnica muito difícil de executar em um ukê parado… com um adversário em combate então, bota difícil nisso. Era um golpe bonito de se ver quando bem feito assim, mas às vezes era muito chato uma luta com um dos atletas insistindo freneticamente em projetar de forma errada usando esta técnica.

6 – Morote-gari

Animated GIF  - Find & Share on GIPHY

Muito utilizado no jiujitsu brasileiro, o morote gari era uma técnica eficiente para se caso não fosse conseguido o Ippon, continuasse a luta com vantagem no solo. Acontecia muito de um atleta aplicar morote-gari e o adversário contra atacar com sumi-gaeshi; isso confundia a arbitragem pois nem sempre era fácil definir de quem realmente era a projeção.

7 – O perigoso Kani-basami

Animated GIF  - Find & Share on GIPHY

Kani-basami consiste em aplicar uma tesoura com as pernas nos quadris do adversário. O lendário atleta Yasuhiro Yamashita teve a fíbula quebrada lutando contra Sumio Endo em decorrência da aplicação de um Kani-basami, durante o All Japan Championship de 1980. Devido a seriedade da lesão, a técnica foi banida das competições oficiais desde então.

8 – Um suave kata-otoshi

Animated GIF  - Find & Share on GIPHY

Ok, ok, este não foi exatamente um Ippon mas não podia deixar de citar que o kata-otoshi também era uma técnica muito eficiente e bastante popular. Ele é bastante parecido com as formas de kata-guruma modernas que não utilizam pegadas na calça.

Apesar de muitas vezes achar um pouco radical a abolição de muitas dessas técnicas, admito que algumas podem realmente machucar pra valer mesmo atletas treinados e preparados. Acredito que o dever dos novos senseis é não deixar que elas caiam no absoluto esquecimento, somente porque não são usadas mais em competição. Isso foi exatamente o que acabou acontecendo com os Atemi Waza, e é o que pode acabar acontecendo todas estas que foram retiradas dos shiais.

__

O Judoca agradece sua visita e espera que tenha gostado. Deixe seu comentário e siga também no Facebook e Twitter! 😉

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *