A Federação Internacional de Judô, oficializou neste dia 10 de março um pedido de inclusão da competição por equipes ao Comitê Olímpico Internacional.
A competição teria um formato não usual mas bem interessante:
As equipes seriam compostas por 3 atletas do sexo feminino e 3 atletas do sexo masculino, nas categorias -57kg, -70kg, +70kg (para as mulheres) e -73kg, -90kg, +90kg (para os homens).
A proposta para o sistema de chaves será o de quartas de final com repescagem, contando com isso que haverão pelo menos 12 equipes competindo.
A vantagen da proposta da FIJ, e que torna as coisas mais fáceis de serem implementadas é que não haverá impacto no número total de atletas, ou seja, os atletas que já estarão competindo nos jogos individuais farão a composição de suas equipes; bem como também não haverá necessidade de estruturas adicionais para a competição pois será utilizada toda a estrutura do evento individual.
Apenas um dia adicional será requisitado exclusivamente para a competição de equipes. Atualmente são sete dias para o judô nos Jogos Olímpicos.
Torço muito para que o pedido seja aceito pois com certeza trará um impacto muito positivo tanto em audiência quanto na qualidade do judô que será desenvolvido. A adrenalina de uma competição de times é outra. É algo completamente diferente e muito mais emocionante!
O Brasil em Torneios Mundiais por Equipe:
1998 (Minsk/BLR)
Masculino (prata)
2007 (Pequim/CHN)
Masculino (prata)
2008 (Tóquio/JPN)
Masculino (bronze)
2010 (Antalaya/TUR)
Masculino (prata)
2011 (Paris/FRA)
Masculino (prata)
2012 (Salvador/BRA)
Masculino (bronze)
Feminino (bronze)
2013 (Rio de Janeiro/BRA)
Feminino (prata)
(Fonte: www.cbj.com.br)
Fique então com o vídeo publi da FIJ sobre o assunto: