[Teste] – Você está pronto para arbitrar em 2020?

Em ano olímpico não faria sentido haver grandes mudanças nas regras de competição para o judô.  Houve o seminário de arbitragem Internacional da FIJ no dia 13 de janeiro e foram esclarecidos alguns pontos e foram feitos alguns adendos às regras vigentes desde 2018.

Para exercitar os conhecimentos de arbitragem preparei um pequeno teste interativo envolvendo algumas situações reais e hipotéticas de competição para que vocês possam avaliar. Nem todas as situações envolvem exclusivamente as novas regras.

Ao clicar em uma alternativa o resultado aparece e a descrição da resposta também.
Terminando você terá uma pontuação e poderá compartilhar o resultado desafiando um amigo!

Qual a pontuação mais adequada para a técnica?

Correct!Wrong!

Wazari! Neste vídeo, nota-se que o Ukê rola pela lateral das costas caracterizando Wazari.

Com luta seguindo normal em pé, o atleta de branco aplica técnica Kibizu-Gaeshi e intencionalmente agarra perna do azul para projetá-lo, sendo este o segundo toque do branco na perna do azul durante esta luta. O árbitro deve:

Correct!Wrong!

Mattê e shidô para branco. Todas as pegadas abaixo da faixa serão punidas com shidô, e apenas ao terceiro será aplicado Hansokumakê.

Pontuação para branco ou azul?

Correct!Wrong!

A regra diz que em um contra golpe, não se pode utilizar o impacto das costas para projetar o adversário. Ponto para o atleta de branco.

Analisando o vídeo abaixo, escolha uma das alternativas.

Correct!Wrong!

Nenhuma pontuação. As duas atletas já estavam claramente fora da área no momento da aplicação da técnica.

Outra luta hipotética terminou no tempo normal empatada em 1 Wazari para cada atleta, porém o branco tem um Shidô. Logo:

Correct!Wrong!

Segue para Golden Score. Shidôs não são usados como critério de desempate, apenas as pontuações técnicas.

Atleta de branco aplica Ouchi-gari e oponente de azul cai mas evita bater as costas apoiando as duas mãos no solo como se vê na imagem. O trio de arbitragem:

IJF
Correct!Wrong!

Wazari! De acordo com novo regulamento, para desestimular esse tipo de defesa, apoiar as mãos para não bater as costas será pontuado como Wazari. O mesmo será para quedas defendidas com os dois cotovelos, ou com cotovelo e uma mão no solo.

Analise o vídeo e defina qual a decisão mais adequada:

Correct!Wrong!

Decisão difícil! Mas o correto é o Hansokumakê para branco. Analisando o vídeo você perceberá que o atleta de branco mergulha de cabeça para projetar o de azul. Na sequência o atleta de azul trava com a cabeça usando a ponte. Neste caso, o Hansokumakê se aplica a quem primeiro investiu no ato perigoso.

Mais uma luta vai para Golden Score com ambos atletas tendo 1 Wazari e 1 shidô. Durante o Golden Score o atleta de azul é penalizado com shidô por falta de combatividade. Então:

Correct!Wrong!

Luta continua! Shidô não será usado como critério de desempate em nenhuma hipótese.

Analisando a situação, o árbitro deve:

Correct!Wrong!

Mattê e shidô para branco. Todas as pegadas não tradicionais podem ser permitidas desde que haja um ataque imediato. Neste caso o atleta de branco permaneceu com pegada cruzada durante vários segundos antes da investida.

Teste de arbitragem 2020
Melhor se atualizar um pouco mais. 😐

Com as mudanças no regulamento, é normal ficar meio perdido mas rapidinho você pega o jeito. Copie e cole esse link no navegador para ver o material que traduzi sobre o seminário de arbitragem da FIJ - 2020 | http://ojudoca.com.br/2020/01/22/regras-de-arbitragem-2020/
Faltam alguns ajustes...

Com as mudanças no regulamento, é normal ficar meio perdido mas rapidinho você pega o jeito. Copie e cole esse link no navegador para ver o material que traduzi sobre o seminário de arbitragem da FIJ - 2020 | http://ojudoca.com.br/2020/01/22/regras-de-arbitragem-2020/
Parabéns! As suas definições de arbitragem estão atualizadas!

Muito bem! Você está pronto para arbitrar nas Olimpíadas! 😀 Compartilhe agora seu resultado!

Share your Results:

Comentários

0 comments