Como se preparar psicologicamente para uma competição – Resumo da Live

Fiz aqui um breve resumo dos principais tópicos abordados na live que fiz no dia 02/02/2020 com o psicólogo do esporte, Iuri Hanzak.

Quando eu era atleta eu sempre achava que de alguma forma a minha ansiedade me atrapalhava muito nas competições. Por mais que eu pensasse que estava tecnicamente e fisicamente bem preparado, alguma coisa invisível, que acontecia na minha cabeça na hora da luta acabava com minha expectativa.

O Iuri me disse que essa “coisa invisível” foi o que o motivou a seguir pela Psicologia quando todo mundo acreditava que ele iria para a Ed. Física.

Na minha opinião estes foram os melhores pontos dessa aula: 

  • O Iuri comentou que a ansiedade é uma resposta do corpo ao medo e nós temos medo daquilo que não conhecemos.

Tendo isto em mente, o primeiro ponto indicado por ele para diminuir a ansiedade pré competição seria conhecer o ambiente antes do evento acontecer. Ir até o ginásio, pisar no tatame, conferir o local da pesagem.
Eu sei que para competições de judô isso é difícil. Quase nunca temos a possibilidade de conhecer as instalações antes da competição mas uma solução bem bacana seria fazer simulados na academia, com o máximo de detalhes possíveis para tornar a experiência o mais próximo possível da realidade.

Fazer um treino específico de shiai, com árbitro vestido à rigor, balança de pesagem, placar, súmula, seria um exemplo de uma simulação bacana.

  • “Fique ansioso se você não ficar ansioso antes de competir.” – O Iuri também disse que nunca conheceu alguém que estivesse realmente comprometido a ganhar que não ficasse pelo menos um pouco tenso antes da competição. 

A ansiedade não é de todo ruim e é absolutamente normal senti-la. O ruim é quando ela sai do controle.. tanto quando está muito alta, como também quando está muito baixa.

  • “O judô é o esporte de combate individual mais coletivo que existe.” Neste ponto o Iuri fala sobre a importância da equipe e como ela é grande dentro do judô e pode ser usada para diminuir as tensões às vésperas de um evento importante.

Fazer rodas de conversa após o treino, falar sobre as expectativas, os medos, pintar uma bandeira da equipe.. tudo isso é positivo e cria uma atmosfera muito mais interessante para aliviar o peso e a tensão pré competição.

Ele também falou que existem técnicas meditativas de relaxamento, mas que não recomenda que sejam feitas sem a orientação de um profissional pois em alguns casos, com pessoas que tenham alguma predisposição ou histórico de distúrbios de ansiedade, por exemplo, podem desencadear uma crise de pânico.

  • Uma dica importante que ele costuma dar principalmente para os iniciantes é: não faça o que você não sabe. Não tente nada novo às vésperas de uma competição. Faça apenas o que treinou.

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