Yama Arashi

Yama Arashi: Modo de Usar

Yama Arashi (山嵐, “tempestade na montanha”) é uma das técnicas de projeção preservadas (Habukareta Waza) do Judô. Pertencia ao quinto grupo, Dai Gokyo, das listas de Gokyo no Waza de 1895. É classificado como uma técnica de mão, Te-waza. Raramente ocorre em competição ou randori. 

Descrição da Técnica

Tori e Ukê mantêm-se cada um na postura natural correta. 
Tori empurra o corpo de Uke para trás e depois para na postura defensiva esquerda.
Uke se afasta do impulso de Tori para parar e tenta voltar à posição segura. Nesse momento, Tori reduz o impulso e muda o punho direito da gola esquerda para a gola direita, inserindo o polegar por dentro da gola. 

Ao mesmo tempo, o Tori recua o pé esquerdo e o pé direito entre as pernas do Uke e vira o corpo para a esquerda. Enquanto abaixa o corpo, Tori puxa o corpo de Uke firmemente em direção ao pé direito estendido do Uke. Este adota uma postura defensiva então, tenta erguer seu corpo para recuperar sua postura normal. 

Quando Tori reduz o movimento de puxar para baixo, o Uke levanta a parte superior do corpo. Tori puxa Uke para frente novamente, enquanto apóia o pé esquerdo, o pé direito, um após o outro, na posição destra. Então, novamente, Tori reduz seu movimento de puxar e Uke reage levantando seu corpo. Nesse momento, Tori muda a direção do puxão, puxando para cima, fazendo com que o peso de Uke se mova para o pé direito e, assim, faz com que ele perca o equilíbrio em direção à diagonal direita. Nesse momento, Tori coloca o pé direito na frente do pé direito de Uke e vira o corpo para a esquerda, colocando o pé esquerdo na frente do pé esquerdo de Uke. 

A parte externa do antebraço direito de Tori é colocada no peito direito do Uke e, juntamente com o braço esquerdo, puxa para cima para desequilibrá-lo. Enquanto mantém o peso no pé esquerdo, Tori coloca o pé direito na frente do pé direito do Uke, semelhante ao haraigoshi, com os dedos no tornozelo de Uke para agarrar seu pé direito  e coloca seu corpo rente ao corpo de Uke, voltado para a frente. Enquanto Tori continua a levantar com a mão direita e puxar com a mão esquerda simultaneamente, ele varre a perna direita contra a perna direita de Uke para jogar com um movimento de elevação.

O Yama Arashi de Shiro Saigo

Se você ainda não sabe quem é Shiro Saigo, aproveite e descubra clicando aqui. Ele é a figura mais importante por trás desta técnica tão fantástica!

Continuando…

A técnica Yama Arashi pode ser encontrada como Yamaotoshi no Sekiguchi-ryu (que é o estilo antigo do Jujutsu). Shiro Saigo estudou e desenvolveu essa técnica antiga para usar sozinho na prática de judô e ficou muito famoso no mundo do judô. As pessoas diziam: “Não há Yamaarashi antes de Saigo e nem depois de Saigo.” 

Para entender a técnica do Yama Arashi, é importante conhecer a técnica de Saigo. No livro Sugata Sanshiro, escrito por Tsuneo Tomita, publicado pela Shunpo-do em 1950, o autor descreve o Yama Arashi de Saigo. Como se sabe, o pai do autor (Tsunejiro Tomita, 8º dan) foi o primeiro aluno de judô de Jigoro Kano e era conhecido como um dos quatro cavaleiros do Kodokan. Ele deixou muitos artigos sobre o desenvolvimento de técnicas de judô. O autor deste livro usa os artigos de seus pais da seguinte maneira: 

“Quando o Judô Kodokan lutava contra muitas outras escolas antigas de Jujutsu, Shiro Saigo usava com sucesso seu Yama Arashi para derrotar seus oponentes e com isso deixou muitas lembranças de vitórias excelentes. Mas, hoje em dia, ninguém tenta essa técnica única e muitos faixas-pretas não conhecem a técnica do Yama Arashi, por isso explico esta técnica em nome do falecido Saigo. Antes de explicá-la gostaria de falar sobre a personalidade de Saigo. Ele nasceu em Aizu, Japão. Quando era garoto, ele queria ser general do exército, era um homem muito pequeno, mas tinha um coração gigante e era um homem corajoso.

Esta técnica não depende de braços ou corpos poderosos. Depende de uma mente forte, com o espírito de arriscar. De acordo com a dinâmica, a lógica do Yama Arashi é baseada na quebra do equilíbrio do oponente a uma curta distância e no ataque a toda velocidade. É a mais dinâmica e habilidosa de todas as técnicas.

Se nos abraçarmos na posição destra (Saigo era canhoto), Tori agarra profundamente o colarinho direito do Uke com a mão direita e segura a manga direita do Uke com a mão esquerda para assumir uma posição extremamente destra.

O Tori move seu corpo para cima e para baixo para pressionar o Uke para trás.

Em resposta ao movimento de controle de Tori, Uke tenta avançar para recuperar sua posição. Quando Uke tenta avançar, Tori pega o corpo de Uke em seu ombro a toda velocidade e varre o tornozelo direito de Uke como um Haraigoshi (uma rajada de vento). Pode ser considerada uma técnica combinada de Haraigoshi e Seoinage (o polegar da mão que segura a gola pode estar dentro ou fora da gola).

Segundo minha memória, Saigo usava os dois lados. Entrava de direita e de esquerda. Essa técnica parece fácil o suficiente para qualquer um. No entanto, na realidade, é uma técnica muito difícil. Por que Saigo usou essa técnica como sua técnica favorita? Saigo tinha duas características físicas distintas. Primeiro de tudo, ele era uma pessoa muito baixa. Portanto, ele não precisava abaixar o quadril para derrubar um oponente que estava empurrando-o para trás. Ele economizava tempo porque não precisava abaixar o corpo e não precisava se preocupar em ser esmagado. Outra característica era que os dedos dos pés dele eram diferentes dos outros. Todos os dedos dos pés estavam apontados para baixo como um rastelo. Portanto, quando ele varria as pernas como Haraigoshi contra o tornozelo do oponente, ele nunca errava o alvo. Os dedos dos pés sempre grudavam na perna do oponente como um polvo. Além disso, quando ele executava suas técnicas de arremesso, ele sempre pretendia aplicar uma única entrada e nunca deixava de arremessar o oponente. Essa técnica é mais eficaz para uma pessoa baixa do que para uma pessoa alta.”

Segundo o registro, a altura de Saigo era de 1,53m e o seu peso era de 53 kg.

Fontes:

Página "O Judoca"

Aqui eu posto links, matérias, reviews de lutas, opiniões e etc.

@luisojudoca

Aqui eu posto stories, técnicas e abro uma caixa de perguntas todos os dias para os leitores perguntarem o que quiserem.

Comentários

0 comentários