Tai Otoshi: Modo de Usar

Tai Otoshi (体 落 – queda do corpo), é uma das 40 projeções originais desenvolvidas por Jigoro Kano.

Pertence ao segundo grupo, Dai Nikyo, da tradicional lista de técnicas o Gokyo no Waza do Judô Kodokan e é classificado como uma técnica de mãos, Te-waza.

Descrição da técnica

Foto: Reprodução - Judô Kodokan, Cultrix

Tendo desequilibrado seu oponente para o lado direito ou para frente e em direção a diagonal direita dele, coloque seu pé direito próximo ao pé direito do ukê e arremesse-o sobre seu pé, para a frente em direção à sua diagonal direita, usando as duas mãos.

Tome cuidado para não colocar seu pé direito muito longe do pé do oponente. Sua mão direita deve empurrar na direção em que ele está caindo, e não puxar.

Aplicações em competição

Do Brasil, o atleta Tiago Camilo foi com certeza um expoente desta técnica. Tiago foi medalha de Bronze nas Olimpíadas de Pequim (2008), campeão mundial e campeão panamericano pelo menos umas duas vezes. Ele aplicava um Tai Otoshi fortíssimo e repentino com maestria.

Confere no vídeo um dos seus ippons mais bonitos:

O Tai Otoshi é uma técnica muito comum em competições e há uma infinidade de vídeos pela web com aplicações em shiai. Separei um que eu acho que tem alguns dos melhores exemplos.

Gostou desse post? Então assina pra receber conteúdo exclusivo por e-mail!

Fontes

www.kodokanjudoinstitute.org
www.wikipedia.org
Judô Kodokan, Jigoro Kano – Editora Cultrix

E aí, curtiu? Então segue “O Judoca” nas redes!

Página "O Judoca"

Aqui eu posto links, matérias, reviews de lutas, opiniões e etc.

@luisojudoca

Aqui eu posto stories, técnicas e abro uma caixa de perguntas todos os dias para os leitores perguntarem o que quiserem.

Comentários

0 comentários